(71) 3312-0410
contato@romamedical.com.br
romamedical
linkedin-icon

 
 

Serviços

A ROMA MEDICAL trabalha com o ciclo completo de soluções para serviços de radiologia e diagnóstico por imagem, desde o projeto de radioproteção até a manutenção dos equipamentos de operacionalização destes serviços. Recentemente, a empresa fechou parcerias com a CFR Física Radiológico para oferecer serviços de Controle de Qualidade, Projetos de Salas e Laudos Físicos; e com a Office Total para oferecer as soluções em Radiologia Digital da KONICA MINOLTA.
servicos

  • Assistência Técnica Especializada;
    aten Somos credenciados para prestar assistência técnica às marcas Raex, Salgado & Hermann, SHRx, CRX, CDK, X-House, Sigex, Lotus, Revell, Sul Processadoras, Intecal, dentre outras. A ROMA MEDICAL realiza:
    • Manutenção Preventiva
    • Manutenção Corretiva
    • Calibração
    • Reforma/restauração
    • Enlatamento de ampola de RX
  • Projetos para Salas
    salaPara a aprovação do projeto básico de construção da instalação, sob os aspectos de proteção radiológica, a portaria MS SVS 453/98 exige a apresentação de relatório de cálculo de blindagem, indicando o material e as espessuras a serem utilizadas, além da classificação das Áreas do Serviço;
  • Levantamento Radiométrico e testes de conformidade
    ser6O Levantamento Radiométrico é uma verificação dos níveis de dose nas vizinhanças da sala de exames e atrás das barreiras utilizadas para a proteção do operador, tais como: biombos, visores plumbíferos, etc. Esta avaliação considera as condições reais de trabalho. O relatório de Levantamento Radiométrico tem validade por quatro anos se não houver modificações na sala, no equipamento ou mudanças significativas na carga de trabalho. Os níveis de radiação de fuga devem ser avaliados na instalação do equipamento ou ainda sempre que houver modificações no tubo de Raios-X, na blindagem do cabeçote ou no sistema de colimação. Objetivo: Verificar se os níveis de dose equivalente a que estão expostos trabalhadores e o público, em geral, estão de acordo com as restrições estabelecidas na legislação. Frequência mínima: Na instalação do equipamento e a cada quatro anos. Excepcionalmente: Após reformas estruturais, modificações no equipamento, alteração no posicionamento do equipamento na sala ou mudanças nas vizinhanças.
  • Controle de Qualidade em Radiodiagnóstico
    ser2Conjunto de testes e verificações de determinados parâmetros do equipamento, denominado testes de controle de qualidade. Testes estes que visam a manutenção da qualidade da imagem em patamar adequado. Todo equipamento de raios-x diagnósticos deve ser mantido em condições adequadas de funcionamento e submetido regularmente a verificações de desempenho. Atenção particular deve ser dada aos equipamentos fabricados antes da publicação da portaria MS SVS 453/98 que estabelece as diretrizes básicas para disciplinar o uso de radiações ionizantes nos serviços de saúde. Os testes, as tolerâncias, os padrões de desempenho e a frequência da realização dos testes de controle de qualidade estão listados no texto da referida
    portaria.
  • Testes de Conformidade
    ser6Definições importantes: Teste de aceitação do equipamento - Um conjunto de medidas e verificações, realizadas após a montagem do equipamento na sala, para atestar a conformidade com as características de projeto e de desempenho declarados pelo fabricante e com os requisitos deste Regulamento. Deve confirmar que quando operado como desejado, a imagem é obtida com a qualidade requerida e a menor dose para o paciente. Teste de constância - Avaliação rotineira dos parâmetros técnicos e de desempenho de instrumentos e equipamentos da instalação. Teste de desempenho ou teste de conformidade - Um conjunto de medidas e verificações para atestar conformidade com os padrões de desempenho.
  • Cursos e Treinamentos
    ser8Toda prática envolvendo radiação deve ser executada por pessoal qualificado, com treinamento específico para sua função. O treinamento de pessoal envolve não só a operação de equipamentos, mas também o uso seguro dos equipamentos e otimização dos procedimentos. A ROMA MEDICAL em parceria com a CFR Radiológica oferece cursos e treinamentos de reciclagem e formação em proteção radiológica.
  • Memorial Descritivo
    ser5 Memorial descritivo ou Plano de proteção radiológica - Descrição do serviço e suas instalações, do programa de proteção radiológica, da garantia de qualidade, incluindo relatórios de aceitação da instalação.